terça-feira, 12 de junho de 2012

O Carancho quer falar. Manda bala 1.


Tide,
            nesta questão da Xuxa prefiro não manifestar minha opinião mas, aproveitando o período de vacas magras, de falta de assuntos interessantes, de falta de notícias gerais na blogosfera local, proponho, numa série de postagens, a partir desta, a refletirmos sobre quais nomes constariam da enigmática lista da mais nova onda santiaguense, a da cidade “celeiro de políticos”, “nascedouro de ideias inovadoras” ou de “lideranças partidárias”, divulgado em recentes análises políticas nos blogs.

Penso, ao contrário. A região não é uma terra de 'políticos', na acepção correta da palavra. Não é. Não sei se já foi. Tomara que algum dia venha a ser.

Antes de implantar-se uma imagem de “terra de políticos” a exemplo do equivocado “terra dos poetas”, convém considerarmos algumas coisas.

À princípio, o que é “política”? Qual o seu real significado?

Etimologicamente, ela deriva do grego "politikós", adjetivo que significa tudo o que se refere à cidade (em grego, "pólis"). Sendo o conceito de "pólis", mais abrangente do que o nosso conceito de município, de cidade. Na Grécia antiga, entre os séculos 8 e 6 a. C., surgiram as "pólis", que eram, ao mesmo tempo, a cidade e o território agropastoril em seus arredores formando uma unidade administrativa autônoma e independente: uma cidade-Estado, quase como um país nos dias de hoje. Atenas e Esparta são as cidades-Estado mais famosas da Antiguidade grega.
De qualquer modo, inicialmente, a expressão política referia-se a tudo que é urbano, civil, público. O significado do termo, porém, expandiu-se graças à influência de uma obra do filósofo Aristóteles (384-322 a. C), intitulada “Política”. Nela, o filósofo desenvolveu o primeiro tratado sobre a natureza, funções e divisão do Estado - ou seja, o conjunto das instituições que controlam e administram um país - e sobre as várias formas de governo.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/filosofia/politica-a-arte-ou-ciencia-de-governar.jhtm
O carancho# 

4 comentários :

  1. essa carancho é uma piada, vem com essas baboseiras e ainda tem coragem de dizer que não tem fatos significativos na política local. são centenas de pessoas no olho da rua na tritícola do dia para a noite, são familias inteiras, nunca santiago tinh vivido situação similar. como o carancho só é pautado pelos blogues chapas brancas, ele sequer consegue dimensionar a extensão de caos instalado em santiago. como os envolvidos são os bem-bons do pp e o vice é do psdb, nenhum blogue local, exceto sérgio bueno (corajoso e não mosqueteiro) teve a coragem de denunciar isso. os demais, pratas, nemitz, nova pauta, leonardo rosado, marcio brasil, tratam como se o assunto não existisse. acho que tide lima deveria levantar esse debate e sair em defesa das centenas de famílias demitidas.

    ResponderExcluir
  2. Caro comentarista.
    O carancho, cá de cima, vê muito, sabe muito.
    Dizer que não tem fatos relevantes a noticiar é uma forma irônica do carancho brincar com a "imprensa imparcial" de Santiago.
    Para tal imprensa manipuladora de informações, notícia é só a gripe h1n1, a lei maria da penha e os acidentes, de preferência com mortes e bastante sangue. Se possível com partes do cérebro, das tripas e das queimaduras sofridas.
    Esta é a imprensa de resultados daqui. Não é imprensa de informação.É imprensa de conveniência. De manipulação. Entendido meu caro? Ou discorda disto também?
    O Carancho#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, ih, ih,
      Sem falar que alguns blogs também usam o sistema "aquecedor", "geladeira".
      No sistema "aquecedor", uma matéria paga ou de seu interesse particular (do dele, do blog), fica pendurada dois, três e até mais dias na primeira página do blog.
      Já no sistema "geladeira", eles até publicam algum comentário que não lhes interessa. Mas fazem isto depois que a matéria está prá lá de requentada. Depois que passou uma semana, um mês, prá dar a falsa ideia de que é democrático. A matéria já está lá na despensa. no arquivo-morto, na terceira ou quarta página atrás.
      Isto deve ser a tal manipulação que tu fala.

      Excluir
    2. E nesta história de só publicar um comentário depois que a matéria já está 'fria',tem um blog de Santiago que é o campeão de manipulação. Não vou dizer qual é para não comprometer. Mas dou uma dica. Ele possui um jornal de apoio e tem 3 editores, embora só um é que mande.
      As. Jose Vianna

      Excluir